Opinião
Em Portugal, no ano 2020, houve 2068 novos casos de cancro da bexiga. Apesar de ser mais frequente no sexo masculino, existe alguma prevalência no sexo feminino. Dados da Globocan indicam que, no mesmo ano, a incidência foi de 1903 doentes do sexo masculino para 705 novos casos no sexo feminino. O cancro da bexiga é o tipo mais frequente de carcinoma urotelial, sendo a idade média de diagnóstico cerca de 70 anos. Leia o artigo de opinião de Ana Carolina Martins, enfermeira estomaterapeuta, no Serviço de Urologia - ULS Santa Maria.
André Mansinho, oncologista na ULS de Santa Maria, partilha um artigo de opinião sobre o tratamento para o carcinoma da próstata metastático sensível à castração (mCSPC) e como se deve selecionar a intensificação do tratamento para esta patologia. Leia o artigo.
Ana Faria Harrison, assistente graduada de Oncologia Médica no Hospital da Luz de Oeiras, compara o tratamento adjuvante com o tratamento neoadjuvante no cancro do cólon. No seu artigo de opinião, destaca que "a inovação e disseminação de técnicas de Medicina molecular e ADN tumoral circulante poderá trazer novos dados de estadiamento, resposta a terapêutica e prognóstico, permitindo a tão desejável personalização de tratamento". Leia o artigo.
Leia o artigo de opinião da autoria de Eugénia Cancela, gastrenterologista e membro da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), sobre o cancro colorretal e medidas de prevenção que devem ser tidas em consideração para diagnósticos atempados.
Joana Espiga de Macedo, consultora do Serviço de Oncologia Médica da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV), concretizou o Programa Doutoral em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 18 de dezembro de 2023. Leia o artigo de opinião que aborda o estudo “Implementation of a Pilot Study to Analyze Circulating Tumor DNA in Early-Stage Lung Cancer”.
A convite da My Oncologia, o Dr. Marcos Pantarotto, da Fundação Champalimaud, destacou e comentou os resultados do estudo ALINA, em doentes com cancro do pulmão de não pequenas células (CPNPC), que foram apresentados na ESMO 2023. Apesar de dados de sobrevivência global ainda imaturos, foi claro o benefício clínico estatisticamente significativo da terapêutica com alectinib em termos de sobrevivência livre de doença nos doentes de CPNPC, em estádios IB a IIIA com expressão positiva de cinase do linfoma anaplásico (ALK+). Leia o artigo da autoria do Dr. Marcos Pantarotto.
No dia 17 de novembro, assinalou-se o Dia Mundial do Cancro da Próstata, que pretende contribuir para a consciencialização da saúde do homem, em especial para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata. O Dr. João Vasco Barreira, do Hospital CUF Oncologia, partilhou um artigo de opinião sobre a importância de diagnosticar o cancro da próstata.
Leia o artigo de opinião do Dr. Miguel Guimarães, do Centro Hospitalar e Universitário de São João e sócio da GIROHC, sobre a importância incontornável da prevenção em Saúde, nomeadamente no cancro da próstata e na diabetes.
No âmbito da iniciativa +INTESTINO, o Dr. Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal, Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo, partilha um artigo de opinião sobre o cancro colorretal.
O Dr. André Andraz da Cruz, oncologista no Hospital Particular do Algarve, Grupo HPA Saúde, partilha a influência das novas terapêuticas sistémicas nas abordagens locais no cancro da bexiga. Esta neoplasia é considerada a sexta mais frequente no homem, sendo o tabagismo um fator de risco importante. Leia o artigo de opinião.








